Banner Portal
Fonoaudiologia bilíngue e saúde
PDF

Palavras-chave

Surdo
Fonoaudiologia
Acessibilidade
Deficiente auditivo
Bilinguismo bimodal

Como Citar

SILVA, Priscila Mara Ventura Amorim. Fonoaudiologia bilíngue e saúde: bilinguismo para surdos e acessibilidade linguística. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220941, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18173. Acesso em: 2 nov. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Muitos fonoaudiólogos reconhecem a dificuldade de um número expressivo de surdos em oralizar e, que vivemos em uma sociedade plural intensificada pelo fenômeno da globalização. Nesse sentido, torna-se importante sensibilizar os profissionais da área da saúde, especialmente fonoaudiólogos e médicos, sobre a importância da acessibilidade linguística, seja ela na modalidade visuoespacial, oral ou escrita. A Lei de Libras 10.436/2002 e a Lei Brasileira de Inclusão 13.146/2015, assegura aos surdos o direito ao uso da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua, por isso, com objetivo de promover o diálogo entre fonoaudiologia, medicina e comunidade surda, foi proposto o colóquio Fonoaudiologia Bilíngue e Saúde, onde se discutiu acessibilidade linguística (LIBRAS, oralidade e escrita). Metodologia: Para realizar o colóquio foi necessário acionar o suporte audiovisual da FCM (transmissão YouTube) e a Central TILS para acessibilidade do evento em LIBRAS. Os assuntos foram divididos em quatro mesas que abordaram o trabalho fonoaudiológico na área da surdez, o lugar do discurso médico sobre a surdez na atualidade, a acessibilidade linguística comprometida pela COVID 19 e os lugares de representatividade ocupados pelos surdos. Todas as mesas tiveram em sua composição profissionais surdos e ouvintes que representavam instituições públicas e privadas e associação de surdos. Resultados: A repercussão e benefícios dessa iniciativa abrangeu não somente a fonoaudiologia, mas também os usuários surdos, seus familiares e profissionais da área da educação que acompanham esses usuários. As professoras surdas do CEPRE contribuíram com reflexões sobre o dia a dia do trabalho institucional e acadêmico que desenvolvem junto à fonoaudiologia e à linguística, apresentando atividades de reescrita para o processo de ensino/aprendizagem do português escrito, com a finalidade de mostrar os diversos recursos semióticos envolvidos nessa prática. E também os alunos do curso de graduação em fonoaudiologia, que se envolveram com a organização do evento e tiveram a oportunidade de assistir o diálogo de profissionais surdos e ouvintes de grande representatividade tanto na área acadêmica quanto na comunidade surda. Conclusão: Aproximadamente 5% de pessoas têm deficiência auditiva no mundo e se prevê que em 2050, chegue em torno de 900 milhões. Portanto, é necessário atenção para essa população. Considerando que os profissionais de saúde têm a responsabilidade do diagnóstico e encaminhamentos e, desenvolver formas adequadas de interação com o mundo social, é necessário discutir, condutas efetivas para as tomadas de decisão que compreendam as pessoas e suas formas de ser no cotidiano. Ademais, adotar medidas que fortaleçam políticas públicas e garantam o acesso aos direitos de todos os cidadãos.

PDF

Referências

FERREIRA, Josiane Batista; VIANNA, Núbia Garcia; LIMA, Maria Cecília Marconi Pinheiro. Clínica da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em crianças e adolescentes de um serviço público de reabilitação auditiva. Revista CEFAC, v. 24, 2022.

MOURA, Maria Cecília de et al. Fonoaudiologia, língua de sinais e bilinguismo para surdos. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2021.

SILVA, Priscila Mara Ventura Amorim. Sujeito surdo ou deficiente auditivo: o que determina a opção do fonoaudiólogo? 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Priscila Mara Ventura Amorim Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.