Banner Portal
Serviço de referência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Serviço de referência
Sistema de Bibliotecas da Unicamp
Referência - projeto piloto

Como Citar

SANTOS, G. C.; CARTAXO, S. M. C.; TARTAROTTI, R. C. D. Serviço de referência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp: compartilhando experiências, dividindo saberes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220865, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17849. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo:O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 30 bibliotecas. Dentre os serviços e produtos oferecidos pelo SBU, destaca-se o Serviço de Referência que "inclui transações de referência e atividades que envolvem a criação, gerenciamento e avaliação de informações ou recursos, ferramentas e serviços de pesquisa" (RUSA, 2008). Em meados de 2019, foi instituído o Grupo de Trabalho e Referência pela Portaria Interna n.006/2019, para estudo de melhorias e indicadores para o Serviço de Referência (SR) do SBU. A partir da compilação de iniciativas anteriores, da literatura, da realidade das Bibliotecas e do uso do Google Forms, o GT propôs formulários para registrar esses atendimentos, isto é, instrumentos únicos de coleta e registro dos serviços e produtos oferecidos pelo SR. Metodologia: Para esse trabalho, usou-se o estudo exploratório com embasamento bibliográfico. Partindo do modelo da Reference & User Services Association (RUSA), as discussões do GT permitiram a categorização dos tipos de serviços e produtos oferecidos pelo SR. O GT propôs o uso de 3 formulários do Google Forms durante três meses (2021) em um Projeto Piloto do SR/SBU que envolveu 9 bibliotecas. Com base nas demandas das equipes e todas as informações coletadas pelos 3 formulários do Projeto Piloto, o GT realizou novas discussões e finalizou essa etapa propondo novos formulários de coleta com o intuito de atender as necessidades do SBU. Resultados: O resultado do trabalho das equipes das Bibliotecas do Projeto Piloto (BAE, BORA, BCCL, BCOM, FCA, FCM, FE, IMECC e PAGU) é apresentado no Gráfico 1 (Bibliotecas no gráfico com identificação aleatória). Tivemos um total de 1085 atendimentos para o Formulário das Questões de Balcão (QB), 799 para o de Questões de Referência (QR) e 637 atendimentos para o do Serviço de Referência (SR), sendo a maioria dos atendimentos realizada de forma remota em função da pandemia de COVID-19. Essa quantidade e a diversidade de atendimentos nos possibilitou entender as necessidades das Bibliotecas e ao mesmo tempo, nos permitiram ajustar o que precisava ser revisto. O trabalho Pós-Piloto resultou em novas versões dos formulários. A proposta de continuidade dos trabalhos apresentada pelo GT, prevê a implementação, em todo o SBU, dos formulários: - Questões de Referência; - SR - Serviços e Produtos; - SR - Assessoria Técnica/Revisões da Área da Saúde; - SR - Competência em Informação; - Questões de Balcão. Esse esforço em construir um instrumento automatizado e único para coleta dos atendimentos do SR é um passo importante. O uso do Google Forms, somado ao mapeamento dos serviços e produtos do SR realizado, pode ser considerado inovador na área de Biblioteconomia. Conclusão: O principal desafio do GT foi mapear todas as demandas e tipos de atendimento das áreas para garantir que todas as necessidades fossem contempladas nos instrumentos propostos. O Projeto Piloto foi decisivo nesse processo para o avanço das discussões e melhorias dos formulários propostos. Como resultado, após a implantação no SBU teremos a coleta padronizada dos atendimentos do SR e indicadores importantes para demonstrar o valor do trabalho dos profissionais das Bibliotecas para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAMP.

PDF

Referências

RUSA - REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Definitions of reference. Chicago, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3QwlIZN. Acesso em: 01 mar. 2022.

GOOGLE SITES. Serviço de Referência - SBU. Disponível em:https://bit.ly/3qwWmjG. Acesso em: 26 mar. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Disponível em: https://bit.ly/3eFEEYD. Acesso em: 26 mar. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Diretoria. Portaria interna SBU nº 007/2021: altera composição e prazo do Grupo de Trabalho para estudo de melhorias e indicadores para o serviço de Referência nas Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da

UNICAMP. Campinas, 2021. Disponível em:https://bit.ly/3RTy532. Acesso em: 26 mar. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Gildenir Carolino Santos, Sandra Maria Carlos Cartaxo, Roberta Cristina Dal'evedove Tartarotti

Downloads

Não há dados estatísticos.