Banner Portal
Serviço de referência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Serviço de referência
Sistema de Bibliotecas da Unicamp
Referência - projeto piloto

How to Cite

SANTOS, Gildenir Carolino; CARTAXO, Sandra Maria Carlos; TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’evedove. Serviço de referência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp: compartilhando experiências, dividindo saberes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220865, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17849. Acesso em: 17 may. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo:O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 30 bibliotecas. Dentre os serviços e produtos oferecidos pelo SBU, destaca-se o Serviço de Referência que "inclui transações de referência e atividades que envolvem a criação, gerenciamento e avaliação de informações ou recursos, ferramentas e serviços de pesquisa" (RUSA, 2008). Em meados de 2019, foi instituído o Grupo de Trabalho e Referência pela Portaria Interna n.006/2019, para estudo de melhorias e indicadores para o Serviço de Referência (SR) do SBU. A partir da compilação de iniciativas anteriores, da literatura, da realidade das Bibliotecas e do uso do Google Forms, o GT propôs formulários para registrar esses atendimentos, isto é, instrumentos únicos de coleta e registro dos serviços e produtos oferecidos pelo SR. Metodologia: Para esse trabalho, usou-se o estudo exploratório com embasamento bibliográfico. Partindo do modelo da Reference & User Services Association (RUSA), as discussões do GT permitiram a categorização dos tipos de serviços e produtos oferecidos pelo SR. O GT propôs o uso de 3 formulários do Google Forms durante três meses (2021) em um Projeto Piloto do SR/SBU que envolveu 9 bibliotecas. Com base nas demandas das equipes e todas as informações coletadas pelos 3 formulários do Projeto Piloto, o GT realizou novas discussões e finalizou essa etapa propondo novos formulários de coleta com o intuito de atender as necessidades do SBU. Resultados: O resultado do trabalho das equipes das Bibliotecas do Projeto Piloto (BAE, BORA, BCCL, BCOM, FCA, FCM, FE, IMECC e PAGU) é apresentado no Gráfico 1 (Bibliotecas no gráfico com identificação aleatória). Tivemos um total de 1085 atendimentos para o Formulário das Questões de Balcão (QB), 799 para o de Questões de Referência (QR) e 637 atendimentos para o do Serviço de Referência (SR), sendo a maioria dos atendimentos realizada de forma remota em função da pandemia de COVID-19. Essa quantidade e a diversidade de atendimentos nos possibilitou entender as necessidades das Bibliotecas e ao mesmo tempo, nos permitiram ajustar o que precisava ser revisto. O trabalho Pós-Piloto resultou em novas versões dos formulários. A proposta de continuidade dos trabalhos apresentada pelo GT, prevê a implementação, em todo o SBU, dos formulários: - Questões de Referência; - SR - Serviços e Produtos; - SR - Assessoria Técnica/Revisões da Área da Saúde; - SR - Competência em Informação; - Questões de Balcão. Esse esforço em construir um instrumento automatizado e único para coleta dos atendimentos do SR é um passo importante. O uso do Google Forms, somado ao mapeamento dos serviços e produtos do SR realizado, pode ser considerado inovador na área de Biblioteconomia. Conclusão: O principal desafio do GT foi mapear todas as demandas e tipos de atendimento das áreas para garantir que todas as necessidades fossem contempladas nos instrumentos propostos. O Projeto Piloto foi decisivo nesse processo para o avanço das discussões e melhorias dos formulários propostos. Como resultado, após a implantação no SBU teremos a coleta padronizada dos atendimentos do SR e indicadores importantes para demonstrar o valor do trabalho dos profissionais das Bibliotecas para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAMP.

PDF (Português (Brasil))

References

RUSA - REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Definitions of reference. Chicago, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3QwlIZN. Acesso em: 01 mar. 2022.

GOOGLE SITES. Serviço de Referência - SBU. Disponível em:https://bit.ly/3qwWmjG. Acesso em: 26 mar. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Disponível em: https://bit.ly/3eFEEYD. Acesso em: 26 mar. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Diretoria. Portaria interna SBU nº 007/2021: altera composição e prazo do Grupo de Trabalho para estudo de melhorias e indicadores para o serviço de Referência nas Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da

UNICAMP. Campinas, 2021. Disponível em:https://bit.ly/3RTy532. Acesso em: 26 mar. 2021.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Gildenir Carolino Santos, Sandra Maria Carlos Cartaxo, Roberta Cristina Dal'evedove Tartarotti

Downloads

Download data is not yet available.