Banner Portal
A iniciação científica no ensino técnico de mecatrônica do COTUCA
PDF

Palavras-chave

Projetos
Automação
Pesquisa
Controladores
Indústria 4.0

Como Citar

ROCHA, Anderson; BEZZON, Guilherme. A iniciação científica no ensino técnico de mecatrônica do COTUCA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220059, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17820. Acesso em: 2 nov. 2024.

Resumo

Introdução: A Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o CNPq, responsável pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, proporciona aos estudantes de escolas públicas de Campinas e região uma oportunidade de desenvolver atividades de Iniciação de Pesquisa Científica, com a orientação de professores e pesquisadores desta Universidade. A proposta se refere às pesquisas desenvolvidas no curso de Mecatrônica, de 2016 até o presente momento, que apresentam avaliações de hardware e programação voltados ao desenvolvimento de projetos nas áreas da indústria 4.0. Objetivo: Objetiva formar competências e habilidades relacionadas às atividades de integração de conhecimentos em mecânica, eletrônica e programação, gerando conhecimentos essenciais ao profissional de Mecatrônica. Metodologia: Os alunos obtêm a documentação prévia das plataformas didáticas empregadas, referente às funções existentes atualmente, forma de uso, programação e interação, bem como ferramentas para desenvolvimento de firmware e eletrônica. Por meio da análise desses equipamentos baseados em plataforma educacional verifica-se a viabilidade técnica, de confiabilidade e de segurança para aplicações em automação industrial. Resultados: Os dispositivos, sensores, atuadores, sistemas processados, placas de comunicação e redes atendem vários aspectos de comunicação e tratamento de informações de sensores dos mais variados tipos. O fato é que esses componentes possuem características de protótipos, ou seja, não possuem robustez e confiabilidade suficientes para serem utilizados em ambientes industriais. Alguns fabricantes de equipamentos industriais, gradativamente estão utilizando o conhecimento e o desenvolvimento tecnológico obtido pelos sistemas baseados nas plataformas de automação e robótica educacional e desenvolvendo equipamentos com robustez e qualidade adequadas à utilização em ambiente industrial. Dessa forma a pesquisa em caráter experimental desenvolvida com os alunos têm conseguido destaque no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, recebendo menção honrosa com a pesquisa A INTERNET DAS COISAS APLICADA AO CONTEXTO DE CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULAS, incentivando novas temáticas de pesquisa e uma cultura educacional de projetos e estudos complementares vigente. Conclusão: A tecnologia desenvolvida de forma educacional apresenta importantes avanços que são fundamentais para a aplicação dos conceitos da Indústria 4.0, possuindo excelentes recursos embarcados, aliados ao baixo custo, permitindo o desenvolvimento de diversas aplicações industriais. A pesquisa em caráter de nível médio cumpre seu papel de aprofundamento nas áreas correlatas ao curso e ao mercado de trabalho, permitindo aos alunos novas metas, objetivos acadêmicos e profissionais.

PDF

Referências

Prêmio PIBIC. Disponível em: <https://bit.ly/3KYAbwt>. Acesso em: Agosto de 2022

Sobre o PIBIC-EM. Disponível em: <https://bit.ly/3d3Z2T0>. Acesso em: Agosto de 2022

Mecatrônica. Disponível em: <https://bit.ly/3erStKc>. Acesso em: Agosto de 2022

Primeiros passos para implantar a indústria 4.0. Disponível em: <https://bit.ly/3BtjKVL>. Acesso em: Agosto de 2022

O que é a Indústria 4.0. Disponível em: <https://bit.ly/3Bshga4>. Acesso em: Agosto de 2022

Indústria 4.0, Web 3.0 e a Transformação Digital - Aquarela Advanced. Disponível em: <https://bit.ly/3KZGa42>. Acesso em: Agosto de 2022

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Anderson Rocha, Guilherme Bezzon

Downloads

Não há dados estatísticos.