Banner Portal
Projeto feira e música
PDF

Palavras-chave

Feira
música
cultura
arte

Como Citar

PAULA, Alexandre de Oliveira; VARANDA, Saul Schimdt. Projeto feira e música. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220851, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17800. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Visando promover e enriquecer os espaços e o ambiente das feiras realizadas no campus, buscou-se viabilizar a apresentação de músicos durante a realização das feiras que já acontecem por todo o campus. As feiras têm por vocação a capacidade de atrair os funcionários das diversas áreas da comunidade. Assim, de modo a tornar sua experiência mais completa e agradável, a introdução de apresentações musicais na Feira do HC visa ampliar o caráter cultural e promover encontros de vivência entre as pessoas. Metodologia: O projeto consiste na apresentação de músicos, na feira do HC realizada às terças e quintas feiras ,durante o horário de almoço (12h às 14h), no bolsão de estacionamento em frente ao F1. A referida feira é a maior e mais tradicional dentre as realizadas no campus, recebendo a visita de cerca de mil servidores que trabalham nos órgãos e unidades próximas. Diversos orçamentos de músicos foram submetidos à Funcamp para que houvesse a contratação, conforme as normas. Espera-se atingir não apenas os usuários habituais das feiras, mas também todo o público circundante, que vivencia o campus das mais diversas maneiras. A divulgação foi realizada através dos meios digitais, notadamente a página da Prefeitura Universitária, em listas de e-mail da Universidade e outras mídias sociais. Resultados: Este projeto cultural de grande alcance e importância para a comunidade universitária, com a apresentação de músicos durante a realização da feira do HC, que já acontece no campus, mostrou a capacidade de atrair os funcionários e alunos das diversas áreas da comunidade. Assim, de modo a tornar sua experiência mais completa e agradável, a introdução de espetáculos musicais foi capaz de ampliar o caráter cultural destes relevantes encontros. Houve muitos elogios pela diversidade e qualidade das apresentações, tanto pelos consumidores que frequentam a feira como pelos feirantes que a compõe. Foi possível observar também, de forma qualitativa, o aumento no fluxo de pessoas após o início das apresentações. Conclusão: O projeto demonstrou capacidade de enriquecimento dos encontros já propiciados pelas feiras no campus, proporcionando a divulgação e o “consumo” de arte nos espaços de troca para além das mercadorias usuais, ampliando o significado das relações entre os membros da comunidade universitária. Suprir o desejo e a necessidade de imbuir no espaço da Feira os valores e o espírito artístico próprio do ambiente universitário, traz como resultado a plenitude do intuito das feiras como espaços de vivências no campus.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Alexandre de Oliveira Paula, Saul Schimdt Varanda

Downloads

Não há dados estatísticos.