Banner Portal
Projeto feira e música
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Feira
música
cultura
arte

How to Cite

PAULA, Alexandre de Oliveira; VARANDA, Saul Schimdt. Projeto feira e música. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220851, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17800. Acesso em: 20 may. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: Visando promover e enriquecer os espaços e o ambiente das feiras realizadas no campus, buscou-se viabilizar a apresentação de músicos durante a realização das feiras que já acontecem por todo o campus. As feiras têm por vocação a capacidade de atrair os funcionários das diversas áreas da comunidade. Assim, de modo a tornar sua experiência mais completa e agradável, a introdução de apresentações musicais na Feira do HC visa ampliar o caráter cultural e promover encontros de vivência entre as pessoas. Metodologia: O projeto consiste na apresentação de músicos, na feira do HC realizada às terças e quintas feiras ,durante o horário de almoço (12h às 14h), no bolsão de estacionamento em frente ao F1. A referida feira é a maior e mais tradicional dentre as realizadas no campus, recebendo a visita de cerca de mil servidores que trabalham nos órgãos e unidades próximas. Diversos orçamentos de músicos foram submetidos à Funcamp para que houvesse a contratação, conforme as normas. Espera-se atingir não apenas os usuários habituais das feiras, mas também todo o público circundante, que vivencia o campus das mais diversas maneiras. A divulgação foi realizada através dos meios digitais, notadamente a página da Prefeitura Universitária, em listas de e-mail da Universidade e outras mídias sociais. Resultados: Este projeto cultural de grande alcance e importância para a comunidade universitária, com a apresentação de músicos durante a realização da feira do HC, que já acontece no campus, mostrou a capacidade de atrair os funcionários e alunos das diversas áreas da comunidade. Assim, de modo a tornar sua experiência mais completa e agradável, a introdução de espetáculos musicais foi capaz de ampliar o caráter cultural destes relevantes encontros. Houve muitos elogios pela diversidade e qualidade das apresentações, tanto pelos consumidores que frequentam a feira como pelos feirantes que a compõe. Foi possível observar também, de forma qualitativa, o aumento no fluxo de pessoas após o início das apresentações. Conclusão: O projeto demonstrou capacidade de enriquecimento dos encontros já propiciados pelas feiras no campus, proporcionando a divulgação e o “consumo” de arte nos espaços de troca para além das mercadorias usuais, ampliando o significado das relações entre os membros da comunidade universitária. Suprir o desejo e a necessidade de imbuir no espaço da Feira os valores e o espírito artístico próprio do ambiente universitário, traz como resultado a plenitude do intuito das feiras como espaços de vivências no campus.

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Alexandre de Oliveira Paula, Saul Schimdt Varanda

Downloads

Download data is not yet available.