Banner Portal
Projeto leitura
PDF

Palavras-chave

Educação infantil
Hábitos de leitura

Como Citar

NUNES, Isabella Franceschini; ROSELL, Adriana de Fátima Moraes; BERNARDES, Rosemeire; JACOBUCCI, Márcia Martins. Projeto leitura: "O homem que amava caixas". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220018, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17724. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Bamberger (1997). A leitura é muito importante para as crianças. É através do faz-de-conta que a criança estabelece relação com o mundo em que vive, desenvolve aspectos cognitivos, trabalha com os sentimentos de frustração, tristeza, alegria, interage com personagens e recria novas possibilidades. Contar e ouvir histórias são atos prazerosos e devem ser incentivados por pais e educadores. Desta forma pensamos num projeto que garanta à criança a interação com a família e com o mundo da imaginação vivenciado pela leitura. Metodologia: Foi escolhido para esse projeto o livro “O homem que amava caixas” de Stephen Michael King. Este livro possibilita através de sua história o desenvolvimento da imaginação, estimula a criatividade, o lúdico e o prazer da leitura. Nesse segundo semestre de 2022 cada criança da turma dos Planetas irá levar a história para casa e após a leitura a família deverá confeccionar um foguete com material reciclável e enviá-lo a creche depois de pronto. Resultados: As produções de cada família deverão ser registradas através de um resumo em um caderno da turma (portfólio), poderão conter também imagens fotográficas do processo de leitura e criação do foguete. Os objetivos desse projeto são: promover o contato da criança com o mundo da leitura; favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão; estimular a imaginação, a criatividade e a curiosidade de forma lúdica; recriar brinquedos e brincadeiras; ressignificar objetos e transformá-los em brinquedos; proporcionar o hábito de leitura entre família e criança; incentivar as crianças a ter prazer pela leitura; ampliar a vivência de ouvir e recontar histórias; proporcionar experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita. Conclusão: Apesar de ser um projeto em andamento, ele tem por finalidade promover momentos prazerosos e estimular a criatividade, além de auxiliar as crianças e suas famílias no estreitamento de seus laços afetivos e no desenvolvimento da fantasia e inventividade. Também tem por objetivo aproximar escola e família a favor de uma educação de qualidade e focada no interesse e bem-estar da criança.

PDF

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1997.

KING, Stephen Michael. O homem que amava caixas. São Paulo: Brinque-book, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Isabella Franceschini Nunes, Adriana de Fátima Moraes Rosell, Rosemeire Bernardes, Márcia Martins Jacobucci

Downloads

Não há dados estatísticos.