Banner Portal
Projeto leitura
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação infantil
Hábitos de leitura

How to Cite

NUNES, Isabella Franceschini; ROSELL, Adriana de Fátima Moraes; BERNARDES, Rosemeire; JACOBUCCI, Márcia Martins. Projeto leitura: "O homem que amava caixas". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220018, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17724. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Bamberger (1997). A leitura é muito importante para as crianças. É através do faz-de-conta que a criança estabelece relação com o mundo em que vive, desenvolve aspectos cognitivos, trabalha com os sentimentos de frustração, tristeza, alegria, interage com personagens e recria novas possibilidades. Contar e ouvir histórias são atos prazerosos e devem ser incentivados por pais e educadores. Desta forma pensamos num projeto que garanta à criança a interação com a família e com o mundo da imaginação vivenciado pela leitura. Metodologia: Foi escolhido para esse projeto o livro “O homem que amava caixas” de Stephen Michael King. Este livro possibilita através de sua história o desenvolvimento da imaginação, estimula a criatividade, o lúdico e o prazer da leitura. Nesse segundo semestre de 2022 cada criança da turma dos Planetas irá levar a história para casa e após a leitura a família deverá confeccionar um foguete com material reciclável e enviá-lo a creche depois de pronto. Resultados: As produções de cada família deverão ser registradas através de um resumo em um caderno da turma (portfólio), poderão conter também imagens fotográficas do processo de leitura e criação do foguete. Os objetivos desse projeto são: promover o contato da criança com o mundo da leitura; favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão; estimular a imaginação, a criatividade e a curiosidade de forma lúdica; recriar brinquedos e brincadeiras; ressignificar objetos e transformá-los em brinquedos; proporcionar o hábito de leitura entre família e criança; incentivar as crianças a ter prazer pela leitura; ampliar a vivência de ouvir e recontar histórias; proporcionar experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita. Conclusão: Apesar de ser um projeto em andamento, ele tem por finalidade promover momentos prazerosos e estimular a criatividade, além de auxiliar as crianças e suas famílias no estreitamento de seus laços afetivos e no desenvolvimento da fantasia e inventividade. Também tem por objetivo aproximar escola e família a favor de uma educação de qualidade e focada no interesse e bem-estar da criança.

PDF (Português (Brasil))

References

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1997.

KING, Stephen Michael. O homem que amava caixas. São Paulo: Brinque-book, 2010.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Isabella Franceschini Nunes, Adriana de Fátima Moraes Rosell, Rosemeire Bernardes, Márcia Martins Jacobucci

Downloads

Download data is not yet available.