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Ideais de modernidade e adaptação do trabalhador rural ao modo de vida urbana no filme Viramundo (1965)
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Palavras-chave

Representações
Cinema
Filme documentário
Vida rural

Como Citar

LESSA, Rodrigo Oliveira; CATALAN, Lucas Barreto; COSTA, Anderson de Jesus. Ideais de modernidade e adaptação do trabalhador rural ao modo de vida urbana no filme Viramundo (1965). RURIS (Campinas, Online), Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 85–112, 2020. DOI: 10.53000/rr.v12i1.2893. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ruris/article/view/17011. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Neste estudo, procuramos analisar criticamente as representações sobre o ciclo migratório vivido pelos trabalhadores rurais do Norte e Nordeste do país presentes no filme documentário Viramundo (1965), de Geraldo Sarno. Para realizar este objetivo, investigamos o modo como este filme aponta para o cotidiano e as formas de consciência dos trabalhadores rurais migrantes que viviam as experiências de chegada e partida da cidade de São Paulo no chamado “Trem do Norte” durante os anos 1960, sobretudo ao buscar as razões para o sucesso ou insucesso de sua inserção em atividades profissionais e, consequentemente, de sua iniciativa migratória. Destaca-se nesta oportunidade o modo pelo qual a narrativa do filme documentário, a partir de referências como o campo das Ciências sociais dos anos 1950 e 1960 e do próprio cinema nacional desta época, expressou ideias de modernidade e desenvolvimento econômico que conferiram predominantemente ao próprio trabalhador a responsabilidade sobre sua condição de pauperização no campo e na cidade, em que pesem as contradições sociais inerentes à expansão do modo de produção capitalista no campo no Brasil em meados dos anos 1950-60.

https://doi.org/10.53000/rr.v12i1.2893
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Referências

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VIRAMUNDO. Direção: Geraldo Sarno. Produção: Thomaz Farkas. 1965.

XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

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