Banner Portal
A forma retomada
PDF

Palavras-chave

Povos indígenas
Retomadas de terras
Tupinambá

Como Citar

ALARCON, Daniela Fernandes. A forma retomada: contribuições para o estudo das retomadas de terras, a partir do caso Tupinambá da Serra do Padeiro. RURIS (Campinas, Online), Campinas, SP, v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.53000/rr.v7i1.1648. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ruris/article/view/16877. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, baseado em pesquisa etnográfica, debruça-se sobre o processo de recuperação territorial que vem sendo levado a cabo pelos Tupinambá da aldeia Serra do Padeiro (sul da Bahia) na última década. Mais especificamente, focaliza as retomadas de terras, caracterizando-as como a principal forma de ação política desenvolvida contemporaneamente pelo grupo. Tomando como inspiração o modelo de análise desenvolvido por Lygia Sigaud para a consideração dos acampamentos sem-terra em Pernambuco, busca apresentar contribuições, a partir da análise do caso Tupinambá da Serra do Padeiro, para uma caracterização empírica e teoricamente lastreada do que poderíamos chamar de “forma retomada”.

https://doi.org/10.53000/rr.v7i1.1648
PDF

Referências

ALARCON, Daniela Fernandes. O retorno da terra: as retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.

ARRUTI, José Maurício Andion. A árvore Pankararu: fluxos e metáforas da emergência étnica no sertão do São Francisco. In: OLIVEIRA, João Pacheco de. A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004, p. 231-279.

BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: movimento, cidadania e direitos (1970-2009). 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília.

BRASILEIRO, Sheila. A organização política e o processo faccional no povo indígena Kiriri. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

COUTO, Patrícia Navarro de Almeida. Morada dos encantados: identidade e religiosidade entre os Tupinambá da Serra do Padeiro, Buerarema, BA. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

GARCEZ, Angelina Nobre Rolim. Mecanismos de formação da propriedade cacaueira no eixo Itabuna/Ilhéus - 1890-1930 (Um estudo de história agrária). 1977. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

MONTEIRO, John Manuel. Tupis, tapuias e historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. 2001. Tese (Livre docência) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MOURA, Margarida Maria. Os deserdados da terra: a lógica costumeira e judicial dos processos de expulsão e invasão da terra camponesa no sertão de Minas Gerais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Políticas indígenas contemporáneas: régimen tutelar, juegos políticos y estrategias indígenas. In: OLIVEIRA, João Pacheco de (Org.). Hacia una antropología del indigenismo: estudios críticos sobre los procesos de dominación y las perspectivas políticas actuales de los indígena en Brasil. Rio de Janeiro/ Lima: Contra Capa/ Centro Amazónico de Antropología y Aplicación Práctica, 2006, p. 127-150.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 47-77, abr. 1998.

SIGAUD, Lygia. A forma acampamento: notas a partir da versão pernambucana. Novos Estudos, São Paulo, n. 58, p. 73-92, nov. 2000.

SIGAUD, Lygia. As condições de possibilidade das ocupações de terra. Tempo Social, São Paulo, v.17, n. 1, p. 255-280, jun. 2005.

TÓFOLI, Ana Lúcia Farah de. As retomadas de terras na dinâmica territorial do povo indígena Tapeba: mobilização étnica e apropriação espacial. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

UBINGER, Helen Catalina. Os Tupinambá da Serra do Padeiro: religiosidade e territorialidade na luta pela terra indígena. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

WOLF, Eric. México. In: Guerras camponesas do século XX. São Paulo: Global Editora, 1984, p. 17-71.

WOORTMANN, Ellen F. Herdeiros, parentes e compadres: colonos do sul e sitiantes do Nordeste. São Paulo/Brasília: Hucitec/Edunb, 1994.

Fontes

BRASIL. Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. Diagnóstico fundiário: Terra Indígena Tupinambá de Olivença. Brasília: Funai, 2006.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis. Reserva Biológica de Una: plano de Manejo. Brasília: Ibama, 1997.

BRASIL. Presidência da República. Decreto de 9 de novembro de 2009. Declara de interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural denominado “Fazenda Brasilândia e outras”, situado no Município de Una, Estado da Bahia, e dá outras providências.

CARTA de apelo dos Índios Tupinambás da Serra do Padeiro pela conclusão da demarcação. Aldeia Serra do Padeiro, s.d. Arquivo da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro.

CARTA de esclarecimento dos índios Tupinambá da Aldeia Serra do Padeiro sobre a retomada da fazenda Bagaço Grosso. Aldeia Serra do Padeiro, [maio 2004]. Arquivo da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro.

CARTA de esclarecimento sobre a retomada da fazenda Serra das Palmeiras, da comunidade Serra do Padeiro para autoridades competentes, aliados, parceiros, imprensa, sociedade em geral. Aldeia Serra do Padeiro, 20 fev. 2010. Arquivo da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro.

COSTA, Manoel Dias. Ação de interdito proibitório cumulada com pedido de medida liminar em face dos Índios da Tribo dos Tupinanbás [sic] da Serra do Padeiro e outros. Ao Juiz Federal da Seção Judiciária de Ilhéus - Bahia. Itabuna, 28 mar. 2006.

COUTO, Patrícia Navarro de Almeida. Do caboclo Marcelino ao cacique Babau: resistência e criminalização dos Tupinambá de Olivença (comunicação oral). 28ª Reunião Brasileira de Antropologia. São Paulo: ABA, 2012.

INSTRUMENTO particular de comodato de imóvel rural de prazo determinado entre a Unacafé Agrícola Ltda e José Álvaro da Silva. Una, 6 nov. 2007.

TRABALHO escravo é investigado. A Tarde. Salvador, 3 ago. 2007.

UM RELATÓRIO das coisas que foram conquistadas para a aldeia agora em 2004. Aldeia Serra do Padeiro, 2004. Arquivo da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro.

VIEGAS, Susana de Matos; PAULA, Jorge Luiz de. Relatório final circunstanciado de identificação e delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença. Brasília: Fundação Nacional do Índio, 2009

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 RURIS (Campinas, Online)

Downloads

Não há dados estatísticos.