Banner Portal
CHAMADA Dossiê Temático Ruris 1º sem. de 2025: Modos de conhecer - Os mundos rurais no encontro entre artes e ciências humanas

A Revista Ruris - do Centro de Estudos Rurais (Ceres) IFCH – Unicamp - convida para colaboração com artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas, depoimentos, notas de pesquisa e/ou extensão e caderno de imagens para o dossiê temático Modos de conhecer: Os mundos rurais no encontro entre artes e ciências humanas, com data de publicação para o primeiro semestre de 2025.

Prazo para submissão de trabalhos: 01 de setembro de 2024

Este dossiê encara um desafio conhecido: como conjugar as artes e as ciências humanas na produção de conhecimento sobre as realidades? Nosso propósito é promover conversas no encontro entre artes e ciências humanas, instigar essa afetação mútua. 

Esta chamada acolherá resultados de pesquisas e etnografias que pensem, principalmente, os diálogos e integrações entre as artes e os estudos antropológicos sobre os mundos rurais e seus conflitos: suas formas de troca, suas memórias, suas artes verbais, os valores sociais que impulsionam suas lutas, suas atuações coletivas na comemoração ou no luto; em suma, as mobilizações sociais dos corpos compondo sua história. Buscaremos propostas que visem o entendimento entre artes e ciências humanas perante as realidades rurais, seus diálogos convergentes, seus encontros criativos para iluminar as tensões e problemas que vivem os modos de vida de indígenas, movimentos sociais, camponeses, mulheres do campo e das interações entre vida rural e urbana, os conceitos e relações mobilizados entre humanos e não humanos, assim como os desafios metodológicos que envolvem a confluência entre as artes e a antropologia ao se deparar com interrogantes e questões comuns. 

Algumas perguntas servem de exemplo: O que podemos compreender do mundo dos produtores rurais abordando as obras de Cândido Portinari em diálogo com os conceitos da antropologia? Ou ainda, como lemos Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa em chave histórica para compreender as mutações nos modos de vida dos sertanejos? Como ler o romance Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves enquanto um aporte nos debates públicos sobre as relações de dominação racial no Brasil? Que sensibilidade é acionada na obra fotográfica da Cláudia Andujar para conhecer a situação humanitária do povo Yanomami? Quiçá a obra do escritor peruano José María Arguedas já seja um exemplo explícito das articulações entre literatura e trabalho antropológico e, assim como ele, muitas outras pessoas no campo da intersecção entre artes e ciências. As proposições são muitas e não se encerram em si mesmas.

Este dossiê é um chamado a instigar a criatividade e a imaginação nos vínculos entre artes e ciências sociais como modos de conhecimento dos mundos rurais.

 

Organizadores:

Marco Tobón, Doutor em Ciências Sociais - IFCH, UNICAMP, integrante do CERES

Lidia Maria Reis Torres, Doutoranda em Ciências Sociais- IFCH, UNICAMP, integrante do CERES.