Cinema, multiculturalismo e dominação econômica
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Palavras-chave

Cinema
Multiculturalismo
Dominação econômica

Como Citar

REIS, Ronaldo Rosas. Cinema, multiculturalismo e dominação econômica . Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 12, n. 20, p. 139–150, 2005. DOI: 10.53000/cma.v12i20.19651. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/19651. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Há pouco mais de uma década o mercado cinematográfico mundial foi invadido por filmes cuja temática recorrente tem sido o “politicamente correto” multiculturalismo. Dentre os mais assistidos e rentáveis filmes nessa linha, considerando-se a sua exibição nos cinemas de todo o mundo e, principalmente, a exibição na TV e a venda e/ou o aluguel de vídeos nos formatos VHS e DVD, estão “A lista de Schindler”, de Steven Spielberg, “A vida é bela”, de Roberto Benigni, “Terra de ninguém”, de Danis Tanovic, e “O pianista”, de Roman Polansky. Não por acaso, todos esses filmes foram comercializados no gênero “drama de guerra” e conquistaram vários prêmios internacionais, inclusive o cobiçado Oscar da Academia de Arte e Ciência de Hollywood.

https://doi.org/10.53000/cma.v12i20.19651
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Referências

REIS, Ronaldo Rosa. Cinema, multiculturalismo e dominação econômica. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.20, 2005, p.139-150.

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