Resumo
Ressaltando o componente de crítica social e antirracismo dos filmes de Ford, o comentário destaca um aspecto não enfatizado nas muitas críticas sobre O Homem que Atirou em Liberty Valance, um clássico sobre o mito da conquista do oeste e a “fronteira”: a invisibilidade de Pompeu, a única testemunha que poderia esclarecer a autoria do tiroteio que matou o pistoleiro Liberty Valance.
Referências
BRAS, Gerard. Western Law vs Law: le droit à l’épreuve du tort. In. PFEIFFER, Natacha; VAN EYNDE, Laurent (dir.). John Ford: histoire, image, politique, Gollion, Infolio “cinema”, 2021.
BROWN, Nick. The Spectator in the Text: the Rhetoric of Stagecoach, Film Quaterly, n.2, v.29, Winter 1975.
CHOLLET, Antoine, Un autre récit du pouvoir constituant. L’Homme qui tua Liberty Valance et la question de la visibilité, Raisons politiques, n.71, 2018/3.
DAVIS, Angela. Les Goulags de la démocratie. Vauvert: Au diable Vauvert, 2006.
GLUKSMANN, André. Les aventures de la tragédie. In: BELLOUR, Raymond (dir.). Le Western. Approches, mythologies, auteurs, acteurs, filmographies. Paris: UGE, 10/18: 1966.
WEBER, Max. Le Savant et le Politique. Paris: Plon, 1959.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 François Albera