Duas cenas sobre a mercadoria
pdf

Palavras-chave

Trabalho
Mercadoria
Édouard Manet
Pintura

Como Citar

MARTINS, Luiz Renato. Duas cenas sobre a mercadoria. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 29, n. 54, p. 33–44, 2022. DOI: 10.53000/cma.v29i54.18871. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/18871. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Olympia (1863, óleo sobre tela, 130,5 × 190 cm, Paris, Musée d’Orsay) tem o caráter de um manifesto – em forma de cartaz. O quadro corresponde a um corolário ou síntese dos vários retratos de mulheres trabalhadoras feitos por Manet (1832-1883) desde o ano anterior, 1862.1 É a formulação alcançada do trabalho à venda, logo, da mercadoria, como veremos.

https://doi.org/10.53000/cma.v29i54.18871
pdf

Referências

BAUDELAIRE, Charles. 165. À Édouard Manet/ [Bruxelles] Jeudi 11 mai 1865. In: ______. Correspondance. Choix et présentation de Claude Pichois et Jérôme Thélot. Paris: Gallimard, 2009, p.339-341.

BENJAMIN, Walter. “Paris, capitale du XIX siècle/Exposé” [1939]. In: ______. Écrits Français. Introduction et notices de Jean-Maurice Monnoyer. Paris: Gallimard/Folio Essais, 2003, p.371-400.

BUCK-MORSS, Susan. The Dialectics of Seeing/Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge (MA): The MIT Press, 1991.

CLARK, T. J. The Painting of Modern Life/Paris in the Art of Manet and his Followers. New Jersey, Princeton: University Press, 1989 [1.ed. 1984].

CLARK, T. J. A pintura da vida moderna/ Paris na arte de Manet e de seus seguidores [1984]. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CLARK, T. J. Preliminaries to a possible treatment of “Olympia” in 1865 [1980]. In: FRASCINA, F.; HARRIS, J. (Org.). Art in Modern Culture/An Anthology of Critical Texts. London: Open University/Phaidon, 1992, p.105-120.

DE DUVE, Thierry. How Manet’s A Bar at the Folies-Bergère is constructed. Critical Inquiry, Chicago, The University of Chicago, n.25, autumn 1998, p.136-168.

FLAM, Jack. Manet/Un bar aux Folies Bergère ou l´abysse du miroir. Trad. J. Bouniort. Paris: L’Échoppe, 2005.

MARTINS, Luiz Renato. La Conspiration de l’Art Moderne. Trad. Baptiste Grasset, prefácio de François Albera. Lausane: Infolio, 2022 (no prelo).

MARTINS, Luiz Renato. Vestígios de volúpia. In: ______. Revoluções: Poesia do Inacabado, 1789-1848, v.1. Prefácio de François Albera. São Paulo: Ideias Baratas/Sundermann, 2014, p.119-138.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Economie et philosophie. Manuscrits parisiens 1844. In: MARX, K. Philosophie. Trad. Jean Malaquais et Claude Orson. Paris: Folio Essais, 1994.

PANOFSKY, Erwin. The Neoplatonic movement in Florence and North Italy (Bandinelli and Titian). In: ______. Studies in Iconology: Humanist Themes in the Art of the Renaissance. Boulder (Colorado): Icon Editions, 1972 [1.ed. 1939].

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Luiz Renato Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.