Fahrenheit 451
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Palavras-chave

Memória coletiva
Distopia
Técnica.

Como Citar

GRISI, Maria Vitoria de Rezende; SILVA, Marcio Orlando Seligmann. Fahrenheit 451: uma reflexão acerca da memória. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018979. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/979. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica propõe uma análise crítica da obra Fahrenheit 451 (1953), de Ray Bradburry, que será abordada como um livro distópico e dentro dos estudos de memória, mais do que como uma obra sobre censura e repressão. Queimar os livros, a primeira vista, é uma forma de controle e poder, porém a hipótese que este projeto testou foi a de que, o que levou o governo a impor esta prática de censura, foi antes o abandono e a negligência progressiva do passado por aquela sociedade, acarretando em uma crença de que os livros e, portanto, os símbolos do passado, eram inimigos da felicidade e da satisfação das pessoas, pois neles se encontravam apenas questionamentos e dúvidas, aspectos que iam contra o funcionamento de uma sociedade imediatista e altamente produtiva.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018979
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