Modelagem matemática e simulação computacional do corpúsculo de Pacini
PDF

Palavras-chave

Neurociência computacional
Mecanorreceptores cutâneos
Vibração.

Como Citar

ROCHA, Maria Milena Maia; ELIAS, Leonardo Abdala. Modelagem matemática e simulação computacional do corpúsculo de Pacini. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018976. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Os mecanorreceptores cutâneos são elementos que compõem o sistema somatossensorial que convertem energia mecânica em sinalização neuronal. O corpúsculo de Pacini é um tipo de mecanorreceptor responsável por sinalizar ao sistema nervoso central estímulos mecânicos vibratórios de alta frequência aplicado sobre a pele. Uma forma de se investigar a fisiologia do corpúsculo de Pacini é por meio da utilização da modelagem matemática e simulações computacionais. No presente estudo o objetivo foi implementar um modelo matemático do corpúsculo de Pacini e avaliar sua resposta para entradas senoidais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018976
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.