Instabilidades vibracionais em um meio granular seco
PDF

Palavras-chave

Meio granular
Oscilação
Matlab
Raspberry
Arduino.

Como Citar

UEDA, Marcos Toshio; FRANKLIN, Erick de Moraes. Instabilidades vibracionais em um meio granular seco. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018958. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/958. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Meio granular consiste em um conjunto de grãos que estão presentes no nosso cotidiano, na natureza e em diferentes tipos de indústrias. Em diversas aplicações, o meio granular é submetido a vibrações verticais e em consequência disso os grãos interagem entre si gerando uma redistribuição de forças e dissipações por choques. Dependendo das amplitudes e das frequências das oscilações, comportamentos diferentes podem aparecer, como a formação de ondas na superfície e a fluidização do meio granular. A fim de estudar estes comportamentos experimentalmente, uma bancada experimental foi desenvolvida utilizando: Arduino para controlar as oscilações, Raspberry para adquirir os dados de um acelerômetro, periféricos que facilitam a utilização da bancada, Matlab para analisar os dados e uma camera digital (30-1200 Hz) para que análises por imagens e comparações pudessem ser realizadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018958
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.