O dizer sobre o ensino de português para refugiados
PDF

Palavras-chave

Análise do discurso
Refugiados
Ensino de língua.

Como Citar

SANTIAGO, Luiza Holsbach; BALDINI, Lauro Jose Siqueira. O dizer sobre o ensino de português para refugiados: um olhar a partir da análise do discurso. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018937. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/937. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

A partir de uma posição teórico-metodológica materialista da linguagem, a qual considera o equívoco um fato constitutivo da língua, essa pesquisa se propõe a analisar os discursos que circulam em notícias online a respeito do ensino de português para refugiados no Brasil, com o objetivo de compreender os processos discursivos presentes nesses recortes e quais são os os sentidos em jogo no material de análise. A partir da Análise do Discurso, observamos as condições de produção, as posições de sujeito e a formação ideológica que tecem as relações entre os sujeitos refugiados, a língua portuguesa falada no Brasil e o seu ensino.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018937
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.