Caracterização clínico-patológica do câncer do colo do útero em mulheres jovens do estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Câncer do colo do útero
Rastreamento
Mulheres jovens.

Como Citar

CAVALCANTE, Lucas Almeida; VALE, Diama Bhadra Andrade Peixoto do. Caracterização clínico-patológica do câncer do colo do útero em mulheres jovens do estado de São Paulo: uma análise de base secundária. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018867. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/867. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O câncer do colo do útero corresponde a uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo. Embora seja considerado raro em adolescentes e mulheres jovens, acredita-se que tende a se apresentar como mais avançado e de tipos patológicos potencialmente mais agressivos. Este estudo objetivou determinar as características clínico-patológicas do câncer do colo do útero em mulheres abaixo de 25 anos. Trata-se de um estudo retrospectivo de cortes transversais, utilizando-se dados de base secundária, que incluiu 18.423 casos de 2000 a 2015. O diagnóstico de câncer do colo do útero foi um evento raro antes dos 25 anos, e as mulheres apresentaram câncer do colo do útero em estádios mais iniciais do que mulheres mais velhas. Foi observada uma maior frequência de tipos histológicos mais raros nessa faixa etária, ainda que os tumores escamosos tenham sido os mais frequentes. Este resultado pode demonstrar uma ação do rastreamento nesse grupo, um maior acesso ao diagnóstico ou características biológicas diferentes desses tumores. Esperamos que essas informações auxiliem no refinamento da melhor estratégia de detecção precoce do câncer invasivo nessa população.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018867
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.