Mobilidade social em perspectiva
PDF

Palavras-chave

Mobilidade
Capitalismo
Desigualdade.

Como Citar

SANTOS, Luana; LEITE, Juliana Pires de Arruda; WELLE, Arthur. Mobilidade social em perspectiva: uma análise do Brasil entre os anos de 2003 e 2015. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018863. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/863. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto se enquadra dentro dos múltiplos esforços e debates que vem sido realizados, por parte de grupos de pesquisas em diferentes áreas da ciência, como a sociologia, a política, a economia, e a filosofia, para o entendimento das questões de classe e desigualdades sociais, que se expressam, entre outras dimensões, na mobilidade social de um país. A fim de, neste contexto, explorar as questões da desigualdade, estratificação e mobilidade no Brasil, à luz de seu contexto histórico e contemporâneo de país periférico do capitalismo mundial. Para desvendar tais relações, primeiramente é preciso compreender o processo de desenvolvimento do capitalismo nacional, sendo fundamental, dentre outros fatores, analisar o papel central do Estado na distribuição dos recursos e na implementação de políticas públicas. Após traçar esta compreensão histórica e conceitual, é necessário fazer um recorte temporal e se debruçar sobre os dados nacionais sobre o assunto. Para isso foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE. Podendo assim, apresentar uma análise a respeito da mobilidade social no Brasil no período de 2003 a 2015, buscando correlaciona-la com os dados de desigualdade social.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018863
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.