Possível efeito do inibidor da dipeptidil peptidase-IV sobre a prevenção da hipoglicemia durante a prática de exercício físico em camundongos diabéticos do tipo 1
PDF

Palavras-chave

Diabetes tipo 1
Hipoglicemia
Inibidores da DPP-IV.

Como Citar

SILVA, Letícia Gama e et al. Possível efeito do inibidor da dipeptidil peptidase-IV sobre a prevenção da hipoglicemia durante a prática de exercício físico em camundongos diabéticos do tipo 1. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018842. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/842. Acesso em: 30 jul. 2024.

Resumo

A prática do exercício físico é fortemente recomendada para indivíduos diabéticos do tipo 1 (DT-1), especialmente por melhorar o controle glicêmico desses pacientes. Entretanto, a prescrição do exercício físico para este grupo de indivíduos apresenta desafios importantes, pois estes apresentam risco aumentado de crises hipoglicêmicas. Neste sentido, os inibidores da proteína dipeptidil peptidase-IV parecem ter potencial terapêutico importante, uma vez que esta droga é capaz de aumentar a secreção de glucagon durante clamp hiperinsulinêmico-hipoglicêmico. Entretanto, o potencial desta droga em prevenir crises hipoglicêmicas, durante o exercício físico e recuperação em modelo animal de DT-1 tratado com insulina ainda não foi explorado. Assim, este projeto tem como objetivo induzir o DT-1 em camundongos C57BL-6, tratá-los com insulina e avaliar o possível efeito da administração da vildagliptina (um inibidor da dipeptidil peptidase-IV) sobre a secreção de glucagon e prevenção da hipoglicemia durante e após a prática do exercício físico. Como o esperado, os animais que receberam a administração da droga vildagliptina apresentaram índices glicêmicos maiores do que os animais DT-1 durante e após o exercício físico em relação aos animais controles, indicando que a vildagliptina apresenta potencial terapêutico importante na prevenção de hipoglicemia induzida por exercício físico associado a administração de insulina exógena.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018842
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.