Revisão integrativa da literatura sobre longitudinalidade na atenção primária à saúde
PDF

Palavras-chave

Atenção primária à saúde
Longitudinalidade
Saúde pública.

Como Citar

CALDAS, Laura Passos; SILVA, Eliete Maria; FIGUEIRA, Maura Cristiane e Silva. Revisão integrativa da literatura sobre longitudinalidade na atenção primária à saúde. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018798. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/798. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar a produção científica que descreve a longitudinalidade na Atenção Primária em Saúde (APS). Método: revisão integrativa da literatura. Os estudos foram selecionados nas seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, Scopus e BIREME. Após seleção criteriosa, a amostra incluiu 18 artigos nacionais e internacionais. Resultados: emergiram três categorias temáticas: estudos para medir os atributos com PCATool; participação dos usuários na efetivação da longitudinalidade e longitudinalidade no cuidado à criança. Conclusão: a formação profissional voltada para a APS mostra-se fundamental. A confiança mútua entre profissionais e usuários, a escuta e o vínculo melhoram o atributo, por outro lado, a dificuldade no acesso pode interferir negativamente na longitudinalidade

https://doi.org/10.20396/revpibic262018798
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.