Otimização simultânea da extração de compostos fenólicos totais e ácido ascórbico de resíduos industriais de tomate
PDF

Palavras-chave

Subprodutos
Compostos bioativos
Capacidade redutora total.

Como Citar

BERTOLUCCI, Laura Gardenal; GODOY, Helena Teixeira; MIRANDA, Lucas Caldeirão Rodrigues; SILVA, Leticia Cardoso da. Otimização simultânea da extração de compostos fenólicos totais e ácido ascórbico de resíduos industriais de tomate. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018795. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/795. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Os subprodutos de tomate (Lycopersicum esculetum L.) contêm quantidade considerável de compostos fenólicos e de vitaminas, e podem ser utilizados como aditivos alimentares naturais para enriquecer nutricionalmente os alimentos. Dessa forma, os objetivos do trabalho foram otimizar as variáveis tempo (X1), concentração de metanol (X2) e temperatura (X3) para extração de compostos fenólicos totais utilizando método de extração sólido-líquido; e tempo (X1) e concentração de metanol (X2) para extração sólido-líquido assistida por ultrassom; e comparar os métodos de extração de fenólicos totais e a determinação de ácido áscorbico. O conteúdo de compostos fenólicos totais foi determinado seguindo o método de Folin-Cioucalteou e os dados foram expressos em equivalentes de ácido gálico (EAG); e a determinação de ácido ascórbico e isômeros foi realizada pelo método de Tillmann's e expressos em mg/100g. O trabalho estabelece condições otimizadas para a extração sólido-líquido de compostos fenólicos totais, utilizando delineamento composto central e cinética. Os extratos, utilizando ultrassom, apresentaram maiores teores de compostos fenólicos totais, quando comparado com o do banho. E a determinação de ácido ascorbico apresentou valores entre 7,99 e 8,58 mg/100g, não interferindo no resultado de capacidade redutora.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018795
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.