Influência da adição do óleo de coentro (Coriandrum sativum) nas propriedades antioxidantes de óleos vegetais
PDF

Palavras-chave

Óleo de coentro
Propriedades antioxidantes
Óleos vegetais.

Como Citar

SANTOS, Larissa Cruz; SAMPAIO, Klicia Araujo. Influência da adição do óleo de coentro (Coriandrum sativum) nas propriedades antioxidantes de óleos vegetais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018778. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/778. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O coentro (Coriandrum sativum) é uma planta da família Apiaceae muito utilizada na clinária brasileira. O óleo de coentro possui duas frações distintas: o óleo essencial, composto principalmente por linalol, e o óleo vegetal, composto majoritariamente por ácido petroselínico. Além disso, possui outros compostos como tocóis/tocoferóis e betacaroteno, que são antioxidantes. Os óleos vegetais são extraídos de diversos modos, como a extração por solvente e a extração mecânica, que utiliza prensas contínuas do tipo expeller. No entanto, os óleos brutos possuem certos compostos indesejáveis, como os fosfolipídeos e ácidos graxos livres, que são eliminados através do processo de refino. Devido às condiçóes aplicadas durante essse processo, como temperaturas elevadas, parte dos antioxidantes também é perdida. Para evitar que o óleo seja degradado através da oxidação, que ocorre nos ácidos graxos insaturados e na presença de oxigênio, ou hudrólise, que ocorre na presença de lipases, antioxidantes sintéticos como o BHA e o BHT são adicionados, evitando assim que o produto perca seu valor nutricional e desenvolva sabores e odores desagradáveis. Entretanto, a adição deste tipo de antioxidante pode trazer danos á saúde e por isso a busca por fontes naturais vem aumentando. O objetivo deste trabalho foi avaliar como a adição de óleo de coentro, em diferentes proporções, aos óleos de soja e canola afeta suas propriedades antioxidantes e sua estabilidade em diferentes temperaturas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018778
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.