Avaliação do papel do óxido nítrico nos efeitos do antagonista AT1, losartan, na função e remodelamento do ventrículo esquerdo de ratos
PDF

Palavras-chave

Hipertrofia cardíaca
Losartan
eNOS.

Como Citar

GALVAO, Karen Elizabeth Adarme; SANTOS, Aline Mara dos; DAVEL, Ana Paula Couto; VICTORIO, Jamaira Aparecida; RODRÍGUEZ, Daniel Andres Osorio. Avaliação do papel do óxido nítrico nos efeitos do antagonista AT1, losartan, na função e remodelamento do ventrículo esquerdo de ratos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/742. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A estimulação crônica dos receptores ?-adrenérgicos no coração pode ativar o sistema renina-angiotensina-aldosterona, podendo levar ao desenvolvimento de fibrose e hipertrofia cardíaca. Neste trabalho, nós investigamos se o uso do antagonista dos receptores AT1 atenua os efeitos causados pelo modelo clássico de cardiomiopatia induzida por isoproterenol (ISO), agonista não seletivo dos receptores ?-adrenérgicos (?-AR). Para isso, ventrículos esquerdos (VE) provenientes de corações de ratos Wistar (3 meses) controle (CTL), tratados com ISO, tratados com losartan (LOS) e co-tratados com ISO e LOS (ISO-LOS), por 7 dias consecutivos, foram analisados. Os resultados obtidos indicam que há atenuação da hipertrofia cardíaca pelo bloqueio dos receptores AT1 (grupo LOS), contudo, outras análises estão sendo realizadas para confirmar a atuação da sintase de óxido nítrico endotelial e óxido nítrico nesse processo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018742
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.