A influência do ambiente da prática profissional da enfermagem nos resultados com pacientes, profissionais e instituições
PDF

Palavras-chave

Ambiente de instituições de saúde
Enfermagem
Segurança do paciente
Exaustão profissional.

Como Citar

CARVALHO, Kamila Mariana Adami de; GASPARINO, Renata Cristina; SILVA, Vanessa Abreu da. A influência do ambiente da prática profissional da enfermagem nos resultados com pacientes, profissionais e instituições. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018741. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/741. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: avaliar a presença de características do ambiente de trabalho que favorecem a prática profissional da enfermagem e sua relação com os resultados com pacientes, profissionais e instituição. Método: estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado em um hospital quaternário do interior do estado de São Paulo com 525 profissionais de enfermagem. Foram utilizados os instrumentos: Practice Environment Scale (PES) – Versão Brasileira, subescala exaustão emocional do Inventário de Burnout de Maslach (IBM) e as subescalas satisfação profissional e clima de segurança do Questionário Atitudes de Segurança (SAQ) Short Form. Resultados: os participantes mostraram uma percepção positiva em relação à comunicação entre equipes médica e de enfermagem, fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado e gestão competente. A equipe presta um cuidado qualificado, possui nível médio de exaustão emocional, baixa intenção de abandonar o emprego e percebe um baixo clima de segurança. Na correlação entre as variáveis, notou-se que a presença de características que favorecem a prática profissional da enfermagem influencia positivamente os resultados. Conclusão: o ambiente pode ser considerado misto para a prática da enfermagem e os achados mostram que melhorias realizadas no ambiente podem contribuir para melhores resultados com pacientes, profissionais e instituição.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018741
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.