Agências de notícias, informações e território
PDF

Palavras-chave

Globalização
São Paulo
Agências de notícias.

Como Citar

SANTOS, Júlio Deziró de Oliveira; SILVA, Adriana Maria Bernardes da. Agências de notícias, informações e território: um estudo da agência estado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018736. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/736. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

A informação mostra-se como uma variável chave para entender o atual período da globalização. Através de seus locais de produção e redes de distribuição podemos reconhecer os eixos transversais e os centros de comando da produção globalizada. A análise das agências de notícias, grandes distribuidoras internacionais de informações noticiosas, permiti-nos esclarecer melhor os processos dessa distribuição, a partir de pontos chave no território as quais estão instaladas. No Brasil, a presença de agências de notícias nacionais parte dos grandes grupos de comunicação, majoritariamente presentes na metrópole de São Paulo, como o caso da Agência Estado pertencente ao grupo O Estado de São Paulo. Assim, através do estudo desta agência, a presente pesquisa investigou a distribuição e circulação da informação noticiosa, a partir da categorização das informações que produz, e das diferentes relações que mantém, tanto com agentes nacionais como internacionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018736
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.