O cuidado centrado na família em terapia intensiva neonatal
PDF

Palavras-chave

Relações familiares
Comunicação
Enfermagem neonatal.

Como Citar

COSTA, Jessika Suellen da; CASTILLO, Ana Marcia Chiaradia Mendes. O cuidado centrado na família em terapia intensiva neonatal: concepções dos profissionais de enfermagem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018669. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/669. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O neonato, quando hospitalizado, apresenta muitas fragilidades e vulnerabilidades, evidenciando a necessidade de um cuidado especializado, amplo, integral, com a inclusão e envolvimento de seus familiares e articulação com os profissionais de saúde. O Cuidado Centrado na Família foi criado no intuito de garantir essas necessidades, porém existem concepções equivocadas quanto ao seu conceito e aplicação. Objetivo: Compreender as concepções da equipe de enfermagem sobre o Cuidado Centrado na Família na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital-escola localizado no interior de São Paulo, com sete profissionais de Enfermagem, por meio de entrevistas abertas e semiestruturada. Os dados foram analisados por Análise temática, à luz dos pressupostos do Cuidado Centrado na Família (CCF). Resultados: a análise dos dados permitiu agrupá-los em seis temas: “incluir a família no cuidado”, “promover a aproximação da unidade familiar”, “ser empático com a unidade familiar”, “partilha de informações com a família”, “reconhecendo a UTIN como ambiente estressor à família” e “limitações para oferecer o CCCF na UTIN”. Considerações Finais: O estudo evidenciou limitações na compreensão do CCCF pelos profissionais de enfermagem e a necessidade de incluir o assunto na formação técnica e acadêmica dos futuros profissionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018669
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.