Avaliação de bacillus sporothermodurans e geobacillus stearothermophilus em leite UHT
PDF

Palavras-chave

Leite UHT
Geobacillus stearothermophilus
Bacillus sporothermodurans.

Como Citar

MORAIS, Jessica de Oliveira; KABUKI, Dirce Yorika; ALONSO, Vanessa P. P. Avaliação de bacillus sporothermodurans e geobacillus stearothermophilus em leite UHT. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018663. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/663. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O leite fluido UHT ("Ultra High Temperature") consiste no alimento que sofreu tratamento térmico a 130-150°C por alguns segundos, causando a destruição dos micro-organismos deteriorantes e patogênicos, possibilitando sua comercialização em temperatura ambiente. Contudo, esporos bacterianos resistentes ao processo térmico podem germinar e crescer quando em condições favoráveis e deteriorar o alimento. Os objetivos do projeto foi quantificar células vegetativas e esporos de bacilos aeróbios mesófilos e esporos de bacilos termófilos e identificar Bacillus sporothermodurans e Geobacillus stearothermophilus por reação em cadeia de polimerase (PCR) em leite UHT. Do total de 100 amostras analisadas, 37% apresentaram esporos altamente resistentes ao calor, com contagens de até 3,5x103 esporos/mL. As contagens de bactérias mesofilas aeróbias variaram de <1,0x10¹ a 3,5x10? UFC/mL. B. sporothermodurans e G. stearothermophilus foram identificadas nas amostras.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018663
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.