A filosofia humanista cristã da personagem Guilherme de Baskerville na ficção de Umberto Eco
PDF

Palavras-chave

Literatura
Filosofia
Catolicismo.

Como Citar

PIFFER, Ivan Luis Vieira; LOPES, Marcos Aparecido. A filosofia humanista cristã da personagem Guilherme de Baskerville na ficção de Umberto Eco. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018640. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/640. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem como hipótese de leitura interpretar a personagem frei Guilherme de Baskerville, do romance "O Nome da Rosa" do escritor italiano Umberto Eco, como expoente de um humanismo cristão em gestação. O enredo se contextualiza no período de transição da Baixa Idade Média para a Idade Moderna, especificamente o ano de 1327. Nesse sentido, o "Discurso sobre a Dignidade do Homem" de Giovanni Pico Della Mirandola, o "Humanismo Integral" de Jacques Maritain e o "Humanismo e Crítica Democrática" de Edward Said são as principais referências teóricas nesse aspecto.
Almejamos também compreender a mensagem de Tolerância que Umberto Eco deseja disseminar com o seu romance à contemporaneidade. Entendemos que o frei Guilherme de Baskerville é o arauto do pensador italiano, pois a personagem evidencia a perspectiva moderna de que não devemos nos prender com exclusivismo em apenas uma única doutrina, mas observar discursos distintos e assim absorver deles o que há de enriquecedor para o ser humano e para a sociedade. Desse modo, para investigar o conceito de tolerância, o "Tratado sobre a Tolerância" de Voltaire e a "Carta acerca da Tolerância" de John Locke são as fontes de orientação basilares que fundamentam nossa discussão.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018640
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.