Alinhamento estratégico das ações de melhoria contínua
PDF

Palavras-chave

Melhoria contínua
Gerenciamento pelas diretrizes
Planejamento estratégico.

Como Citar

DIBBERN, Isabella Christine Santiago; GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez. Alinhamento estratégico das ações de melhoria contínua: um estudo de caso de gerenciamento pelas diretrizes na manufatura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018631. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/631. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do sistema de negócio adotado por uma empresa metalmecânica multinacional a fim de formular as diretrizes e desdobrar suas metas, além de monitorar os resultados alcançados pelas ações de melhoria e sua contribuição para o cumprimento de metas estratégicas. A busca pela melhoria dos processos e produtos é uma premissa para a manutenção e aumento da competitividade organizacional. Analisa-se quais mecanismos de desdobramento top-down e bottom-up orientam a realização das ações de melhoria a partir do planejamento estratégico da empresa. Através deste método, surgem as iniciativas de melhoria, e elas devem ser acompanhadas de sistemas de medição que possibilitem avaliar sua contribuição em relação às metas organizacionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018631
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.