Análise da viabilidade da fruticultura orgânica no circuito das frutas, estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Agricultura de base ecológica
Práticas
FOFA.

Como Citar

SILVA, Igor Duarte Sousa; QUEIROGA, Joel Leandro de; FAGUNDES, Giovanna Garcia; MORICHITA, Laryssa Sanae Yoshiizumi; MINE, Rafaela de Oliveira; SILVA, Lais da; ALVAREZ, Ivan André. Análise da viabilidade da fruticultura orgânica no circuito das frutas, estado de São Paulo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018610. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/610. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a análise da viabilidade da fruticultura orgânica no Circuito das Frutas, com vistas a fomentar o processo de transição agroecológica a partir da identificação de fatores que motivam e potencializam a produção neste setor, bem como aqueles que atuam como gargalos. Para tal, foram selecionadas sete experiências de agricultores orgânicos consideradas relevantes. A partir de entrevistas orientadas por roteiro semi-estruturado e visitas de campo, uma série de informações foram registradas em relação ao histórico, motivações dos agricultores, assim como sobre a produção, a comercialização, dentre outras. Os dados obtidos foram sistematizados através da análise FOFA e hierarquizados em termos de frequência. Os resultados apontaram para a importância de políticas públicas mais efetivas no Circuito das Frutas no sentido de apoio aos agricultores para acesso à terra, políticas de incentivo à sucessão familiar na propriedade, infraestrutura, recuperação ambiental e desenvolvimento de tecnologias sociais para o manejo e gestão da produção.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018610
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.