Extração sequencial de arsênio em amostras de sedimentos de lagoas alcalinas do Pantanal da Nhecolândia
PDF

Palavras-chave

Arsênio
Extração sequencial
Sedimento.

Como Citar

SOUZA, Adriana Félix de; FOSTIER, Anne Helene; HECHAVARRÍA, Amauris. Extração sequencial de arsênio em amostras de sedimentos de lagoas alcalinas do Pantanal da Nhecolândia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201861. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/61. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Nhecolândia é uma sub-região do Pantanal caracterizada por um sistema de ~15000 lagoas, entre as quais ~500 apresentam águas salinas e alcalinas (8,5<pH<10,5) com altas concentrações (ate 4 mg/L) de Arsênio (As) de origem natural, porém baixas concentrações de As nos sedimentos (até 25 mg/kg). O presente estudo objetivou uma avaliação sobre a concentração de As presente em diferentes frações nas amostras de sedimentos de sete lagoas alcalinas desta região. Foi utilizado um método de extração sequencial em 10 etapas proposto por Javed et al. (2013). A determinação das concentrações de As foi realizada por espectrometria de fluorescência atômica com geração de hidreto (HG-AFS). Os resultados mostraram que o As encontra-se majoritariamente associado com óxidos de arsênio e silicatos em todas as amostras. As informações obtidas podem auxiliar no estudo do ciclo biogeoquímico do As em meio aquático e também no estudo da biodisponibilidade deste elemento na região.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201861
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.