Quem pode usar saia? Uma etnografia sobre diversidade de gênero em terreiros de candomblé
PDF

Palavras-chave

Religiões de matriz africana
Estudos de gênero
Candomblé.

Como Citar

RAGNANE, Homero Dantas; FRANCA, Isadora Lins. Quem pode usar saia? Uma etnografia sobre diversidade de gênero em terreiros de candomblé. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018602. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/602. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa busca compreender como são formadas as noções de gênero em dois terreiros de candomblé situados nas cidades de Campinas e São Paulo. Ao acompanhar etnograficamente as dimensões da divisão do trabalho realizado antes das festas públicas e a indumentária ritual no que concerne seu potencial generificador, busca-se compreender como se produzem essas noções de gênero e como se constroem espaços e atividades que são generificados ao mesmo tempo em que generificam. Também é escopo dessa pesquisa como o povo-de-santo concebe a presença de pessoas trans*, nos terreiros e a, consequente, discussão acerca da imagem dos terreiros enquanto espaços historicamente qualificados como acolhedores de populações marginalizadas tais quais as LGBTQI.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018602
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.