Impacto dos eventos meteorológicos extremos na agricultura
PDF

Palavras-chave

PROAGRO
Eventos sinistrantes
Mineração de dados.

Como Citar

LOPES, Guilherme Fernandes; AVILA, Ana Maria Heuminski de. Impacto dos eventos meteorológicos extremos na agricultura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018562. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/562. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em vias de viabilizar a atividade agrícola nacional, o governo instaurou, em 1979, um programa de suporte ao agricultor, denominado PROAGRO; este exonera o produtor rural de dívidas adquiridas para o plantio, em caso de perdas por fenômenos naturais adversos. Contudo, devido a falta de acompanhamento e instrução aos produtores, as perdas por sinistros eram exorbitantes, tornando o programa insustentável à União - que inclusive chegou a ser suspenso. Em 1996, o governo decidiu utilizar mecanismos científicos para amortizar tais perdas e em conjunto com a Embrapa e o MAPA, desenvolveram o Zoneamento Agrícola, que alcançou uma economia de 150 milhões de reais ano e promoveu o reestabelecimento do programa. Ainda assim, atualmente, o PROAGRO onera 600 milhões de reais dos cofres públicos, anualmente. A vista disso, este trabalho tem como objetivo, a partir dos dados de comunicação de perda de sinistro agrícola fornecido pelo Banco Central do Brasil, utilizar da técnica de mineração de dados para uma melhor análise dos sinistros agrícolas no Brasil, assim como compreender mais profundamente o valor empregue pelo programa.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018562
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.