Imigração portuguesa e associativismo no interior paulista, de 1880 a 1950
PDF

Palavras-chave

Imigração portuguesa
Campinas
Associativismo.

Como Citar

KIEFER, Giulia Giacomini; SCOTT, Ana Silvia Volpi. Imigração portuguesa e associativismo no interior paulista, de 1880 a 1950. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018550. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/550. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto propôs a busca e compreensão de práticas associativas entre os imigrantes estrangeiros radicados em território paulista no período entre 1880 a 1950, com ênfase na recepção e inserção de portugueses. Esta pesquisa integra o projeto financiado pela FAPESP, intitulado "Percursos histórico-sociais na incorporação de imigrantes no oeste paulista (1880-1950)". O subprojeto em andamento tem como foco a experiência associativa portuguesa no recorte temporal mencionado. Inicialmente, estava proposto trabalhar com o acervo das Beneficências Portuguesas das cidades de Campinas e Ribeirão Preto. Por questões logísticas, esta pesquisa teve como foco a instituição fundada em Campinas, concomitantemente com os outros fundos da mesma cidade. Entre as fontes principais destaca-se a obra intitulada Registro Histórico da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 1873 – 1960, que reúne farto material disponível na própria instituição. A partir desta, foi possível recompor a trajetória da fundação, os estatutos, os discursos que reforçavam a identidade portuguesa, assim como a outra faceta desse grupo de imigrantes que deu visibilidade a dissidências e conflitos no interior do grupo de associados, apesar de todo o discurso de identidade e de forte ligação com a terra natal. Com base em relatórios e atas, assim como através de matérias publicadas em jornais da época, vieram à tona processos variados, tanto aqueles que visavam reforçar os laços entre a comunidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018550
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.