João Ramalho, o primeiro paulista
PDF

Palavras-chave

Processo criativo
João Ramalho
História brasileira.

Como Citar

FERNANDES, Gabriel Pangonis; ALMEIDA, Veronica Fabrini Machado de. João Ramalho, o primeiro paulista: procedimentos de atuação a partir das ciências do imaginário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018490. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/490. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Partindo da proposta de Roberto Gambini de psiquização da história, este projeto busca, em processo criativo, cartografar procedimentos de atuação que permitam a representação cênica de uma história brasileira que seja factual e também geradora de mitologia. Utilizando como referencial teórico pensadores sobre o imaginário, esta investigação busca colocar em diálogo psique e história, apostando nas interpelações entre o simbólico e o factual através do trabalho do ator. Neste caso, o material histórico, tomado como matriz em processo criativo, é a origem do estado de São Paulo, sob o ponto de vista de João Ramalho, “o pai do primeiro paulista”.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018490
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.