Estudo da relação entre as proteínas NPM1 e NCL e as diferentes isoformas de S6KS
PDF

Palavras-chave

Nucleofosmina
Nucleolina
Câncer.

Como Citar

SILVA, Fernando Riback; SIMABUCO, Fernando Moreira; PAVAN, Isadora Carolina Betim; MORELLI, Ana Paula. Estudo da relação entre as proteínas NPM1 e NCL e as diferentes isoformas de S6KS. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018443. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/443. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A via de sinalização da mTOR vem sendo relacionada a desordens metabólicas em humanos, como a obesidade, diabetes e vários tipos de câncer. As proteínas S6K1 e S6K2 têm mostrado importante papel na sinalização da mTOR, funcionando como efetoras dessa via. Em estudos anteriores, foram identificadas proteínas com elevado score de interação com as S6Ks, dentre estas estão a Nucleofosmina1 (NPM1) e a Nucleolina (NCL), proteinas envolvidas na biogênese de ribossomos, proliferação celular e regulação de supressores tumorais. Portanto, esse estudo investiga a possivel interação entre as proteínas NPM1 e NCL com as diferentes isoformas de S6Ks, a fim de entender melhor o envolvimento da via mTOR/S6Ks com desordens metabólicas, com enfoque no câncer.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018443
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.