Metáforas em publicidades de produtos de beleza feminina
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Palavras-chave

Metáforas conceptuais
Empoderamento feminino
Linguística textual.

Como Citar

COSTA, Fabíola Sanchez; MORATO, Edwiges Maria. Metáforas em publicidades de produtos de beleza feminina: empoderamento ou submissão?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018401. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/401. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa pretendeu investigar, por meio da identificação de metáforas conceptuais em textos publicitários, se as propagandas de produtos de beleza produzidas recentemente e voltadas às mulheres estão acompanhando, e de que forma, o “empoderamento” feminino. As questões levantadas no escopo desta pesquisa são: (i) se os fabricantes de produtos de beleza procuram acompanhar essa “onda de empoderamento”, como o fazem, levando em conta os conteúdos e as orientações argumentativas presentes em seus textos publicitários? (ii) Qual a conceptualização da mulher e mesmo de empoderamento indiciada ou licenciada pelas metáforas encontradas nos textos publicitários analisados?

https://doi.org/10.20396/revpibic262018401
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