Determinação de dados experimentais de temperatura normal de ebulição de acilglicerois parciais por análise termogravimétrica (TGA)
PDF

Palavras-chave

Temperatura normal de ebulição
Acilglicerois parciais
Análise termogravimétrica.

Como Citar

JESUS, Evandro Pereira de; CERIANI, Roberta; DAMACENO, Daniela S. Determinação de dados experimentais de temperatura normal de ebulição de acilglicerois parciais por análise termogravimétrica (TGA). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018395. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/395. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A temperatura normal de ebulição é uma propriedade termodinâmica importante para caracterizar biocombustíveis, como o biodiesel. Também é usada para estimar propriedades termofísicas, as quais são essenciais para etapas de separação, como a destilação. Este projeto de iniciação científica vai ao encontro deste cenário ao estudar a temperatura normal de ebulição de acilglicerois e diacilglicerois ainda não disponíveis na literatura. O estudo gerou dados experimentais a partir de análises TGA de 5 monoacilglicerois, monobutirina , monocaprina , monolaurina, monopalmitina e monoestearina, e 3 diacilglicerois, dicaprina, dinonanoina e dicaprilina, e os comparou com resultados teóricos obtidos por métodos preditivos como Marrero e Gani, Joback e Reid, Ceriani et al e Zong et al.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018395
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.