Construindo um material suplementar para o ensino de fisiologia animal comparada
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Palavras-chave

Aprendizagem ativa
Fisiologia animal comparada
Material didático.

Como Citar

SILVA, Cristiele Saborito da; KASSISSE, Dora Maria Grassi; BORGHI, Filipy; SILVA, Priscila Cristina da. Construindo um material suplementar para o ensino de fisiologia animal comparada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018319. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/319. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A disciplina de Fisiologia Animal Comparada, oferecida como eletiva aos estudantes de Ciências Biológicas da Unicamp, possui 4 créditos e relaciona diversos sistemas integrados da fisiologia de diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados. Como proposta de oferecimento da disciplina no segundo semestre de 2016, os alunos tiveram como desafio elaborar seminários do conteúdo programático e criar estudos de casos de acordo com os sistemas que estavam sendo abordados em sala. Estas atividades resultaram em um material complementar personalizado, contendo também questões e glossários ao fim de cada capítulo. Os estudos de casos eram escolhidos e elaborados pelos grupos de alunos dentro do tópico por eles retratado, os quais posteriormente eram debatidos. Nosso objetivo é transformar esse material em um livro, o qual poderá ser consultado por outros alunos tanto da Unicamp, quanto de outras faculdades e escolas, já que visamos também disponibilizar uma versão digital. Para que nosso objetivo seja alcançado, algumas etapas precisam ser realizadas, como formatação, revisão de bibliografias, checagem dos direitos autorais para o uso das imagens propostas e averiguar a possibilidade de plágio, já que todas as informações ali presentes que se remetem a outros trabalhos devem ser referenciadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018319
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