Estudos sobre acionamento e controle de máquinas de relutância variável
PDF

Palavras-chave

Motor de relutância variável
Histerese de corrente
Pulso único de tensão

Como Citar

LOSS, Igor; BARROS, Tarcio; PAULA, Marcelo de; LOPES, Thiago. Estudos sobre acionamento e controle de máquinas de relutância variável. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3014. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Esse projeto de iniciação científica tem por objetivo desenvolver estudos acerca dos métodos de acionamento e controle de velocidade da máquina de relutância variável em seu modo de operação como motor. Desenvolveu-se um modelo dinâmico do motor em ambiente de software (MatLab/ Simulink), utilizado para emular o comportamento real do motor de relutância. Nesse sentido, a partir da modelagem matemática das equações de torque e tensão, foi possível extrair informações como velocidade instantânea, posição do rotor e torque. Um controlador PI foi utilizado para regular a velocidade instantânea, através do controle da corrente elétrica na fase e do ângulo de desligamento. O ângulo de acionamento foi escolhido empiricamente. Com isso, desenvolveu-se simulações com controle de velocidade para uma grande faixa de velocidades nos dois sentidos de rotação. Além disso com o auxílio de um conversor, responsável por magnetizar e desmagnetizar as fases foi possível alternar a forma de acionamento entre histerese de corrente para baixas velocidades e pulso único de tensão para altas velocidades. Os resultados das simulações são apresentados no trabalho e é possível observar que os acionamento e controles de velocidade são aplicados de forma correta nas transições de velocidade, bem como nas inversões de sentido de rotação. Conclui-se que o modelo corresponde às necessidades do projeto sendo que o mesmo confirma a confiabilidade do modelo matemático idealizado.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193014
PDF

Referências

T. J. E. Miller. “Eletronic Control of Switched Reluctance Machines.” Newnes Power Engineering Series. (2001).
Krishnan, “Switched Reluctance Motor Drives – Modeling, Simulation, Analisys, Design, and Applications”, CRC PRESS, Industrial electronics series, 2001.
T. A. S Barros (2012). Uma contribuição ao Estudo e Desenvolvimento deTécnicas de Controle de Potência Ativa e Reativa do Gerador de Relutância Variável para Aplicações em Sistemas de geração Eólica de Pequena Potência, FEEC/UNICAMP, Campinas, SP. 4 V. Petrus, Switched Reluctance Motor for Electric Vehicle Propulsion -Comparative, Numerical and Experimental Study of Control Schemes, Ph.D. dissertation, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.