Estudo cinético da reação do poli (l-ácido láctico) via policondensação direta como biopolímero de aplicação médica
PDF

Palavras-chave

Poli (l-ácido láctico)
Policondensação direta
Cromatografia por permeação em gel

Como Citar

SOUZA, Samuel de; MACIEL, Maria; FILHO, Rubens Maciel; MUNHOZ, André; CONCHA, Viktor; SCHIAVON, Maria. Estudo cinético da reação do poli (l-ácido láctico) via policondensação direta como biopolímero de aplicação médica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193009. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3009. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo cinético da reação de policondensação direta na obtenção do Poli (l-ácido láctico) (PLLA) em função da concentração do PLLA formado em relação ao tempo de reação (18h). Variáveis como temperatura, porcentagem de catalisador e co-catalisador, foram estudadas anteriormente, no intuito de obter a melhor região do processo de obtenção do PLLA. Foram coletadas amostras a cada 4h de reação, analisadas pela técnica de cromatografia por permeação em gel (GPC), e os resultados foram observados levando em conta a massa molar média de formação de PLLA para cada instante de tempo. Portanto, foi possível levantar a curva de cinética de formação do polímero da concentração por tempo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193009
PDF

Referências

CUNHA, B. L. de C. Produção e otimização do PLA (poliácido láctico) via policondensação direta visando sua aplicação na área biomédica. 2018. Universidade Federal de São Paulo, [s. l.], 2018.
JAHNO, V. D. Síntese e caracterização do poli (L-ácido láctico) para uso como biomaterial. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [s. l.], 2005.
LASPRILLA, A. J. R. Síntese do poli-ácido láctico a partir do ácido láctico para aplicação biomédica. 2011. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP.
PATTARO, A. F. Síntese, Caracterização e Processamento de Polímeros Biorreabsorvíveis para uso na Engenharia de Tecidos (Tissue Engineering). 2016. Universidade Estadual de Campinas, [s. l.], 2016.
SILVA, K. N.; FILHO, R. M.; MUNHOZ, A. L. J.; CONCHA, V. O. C.; SCHIAVON, M. I. R. B.; SOUZA, R. A. Síntese de poli (L-ácido lático) (PLLA) visando sua utilização como implantes biomédicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 26, 23 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.