Avaliação do impacto das comorbidades e do tabagismo na sobrevida de pacientes com Leucemia Mielóide Crônica
PDF

Palavras-chave

Leucemia Mieloide Cronica
Comorbidade
Tabagismo

Como Citar

ENGELBRECHT, Fernanda; PAGNANO, Katia. Avaliação do impacto das comorbidades e do tabagismo na sobrevida de pacientes com Leucemia Mielóide Crônica . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192999. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2999. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A Leucemia mielóide crônica (LMC) é uma neoplasia mieloproliferativa da linhagem mielóide, resultante da translocação cromossômica t(9:22); que codifica a oncoproteína BCR-ABL, com atividade tirosinoquinase. Após a introdução dos inibidores de tirosinoquinase houve aumento da prevalência da LMC, devido ao aumento da taxa de sobrevida em 10 anos. Nos casos em que o paciente obtém uma resposta molecular maior, a sobrevida iguala-se a da população em geral. Desse modo, é necessário avaliar outros fatores que afetam a sobrevida da população em geral e a sua relação com o prognóstico de pacientes com LMC. Esse estudo visa analisar o impacto das comorbidades e do tabagismo no prognóstico e na sobrevida dos pacientes com LMC tratados no Hemocentro da UNICAMP. Após coleta e analise de dados de 269 pacientes constatamos que a presença de comorbidades clínicas acarretou diminuição na sobrevida dos pacientes sendo relevante o diagnóstico e controle das mesmas para aumento da qualidade e sobrevida de pacientes com LMC.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192999
PDF

Referências

Bower H, Björkholm M, Dickman PW, et al: Life expectancy of patients with chronic myeloid leukemia approaches the life expectancy of the general population. J Clin Oncol 34:2851-2857, 2016.
Charlson ME, Pompei P, Ales KL, MacKenzie CR. A new method of classifying prognostic comorbidity in longitudinal studies: development and validation. J Chronic Dis. 1987;40:373–83.
Lauseker, M., Hasford, J., Saussele, S., et al. (2017). Smokers with chronic myeloid leukemia are at a higher risk of disease progression and premature death. Cancer.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.