Síntese e caracterização de inibidores da deadenilase CAF1 (CNOT7) humana
PDF

Palavras-chave

CAF1
Derivados quinazolinas
Inibição enzimática.

Como Citar

TERASSI, Carolina; BENEDETTI, Celso Eduardo; SHIMO, Hugo M.; NASCIMENTO, Thiago A. do; ROCCO, Silvana A. Síntese e caracterização de inibidores da deadenilase CAF1 (CNOT7) humana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018295. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/295. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A proteína CAF1 desempenha função importante no controle da expressão gênica, pois participa do processo de deadenilação da cauda poli(A) de RNA mensageiros (mRNAs), contribuindo assim para a degradação das moléculas de mRNAs. Estudos recentes mostraram uma correlação entre a atividade da proteína CAF1 humana (hCAF1) e a progressão de alguns tumores. Com o objetivo de caracterizar a atividade exonucleásica 3'-5' de hCAF1, hCAF1 foi expressa em bactéria e purificada por cromatografia de afinidade e exclusão molecular. Constatou-se que a atividade exoribonucleásica 3'-5' de hCAF1 requer um íon Mg2+ ou Mn2+ e que a mesma é específica para sequencias de poli-adenina. Com o objetivo de identificar compostos orgânicos que possam inibir a atividade de deadenilase de hCAF1, derivados de quinazolinas foram sintetizados e um dos compostos obtidos inibiu a atividade de hCAF1. Com base na estrutura desse composto, novos inibidores estão sendo sintetizados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018295
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.