Trânsitos criativos da palavra à performance cênico-musical - uma análise cancional do espetáculo "Entrevista com Stela do Patrocínio"
PDF

Palavras-chave

Entrevista com Stela do Patrocínio
Lincoln Antonio
Análise cancional

Como Citar

GONTIGO, Deborah; MACHADO, Regina. Trânsitos criativos da palavra à performance cênico-musical - uma análise cancional do espetáculo "Entrevista com Stela do Patrocínio". Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192935. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2935. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise cancional da trilha sonora do espetáculo "Entrevista com Stela do Patrocínio", de Lincoln Antonio, desenvolvida a partir de gravações e transcrições de falas de Stela do Patrocínio (1941-1992) - mulher que viveu 30 anos em um hospital psiquiátrico, tida como esquizofrênica. Foi realizada uma análise panorâmica da obra como um todo e uma análise cancional comparativa entre uma faixa composta, a "Entrevista", e falas gravadas de Stela, a partir de transcrições realizadas para diagramas propostos por Luis Tatit.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192935
PDF

Referências

ANTONIO, Lincoln; FADEL, Georgette. Entrevista com Stela do Patrocínio. São Paulo, 2004. (Disponível em: https://entrevistacomstela.wordpress.com/, último acesso: 09/07/2019)LUNA, Ive Novaes. A maravilhosa expedição da música Esquiza. 2015.MACHADO, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro. São Paulo: FFLCH, 2012.PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome.Org. Viviane Mosé. Rio de Janeiro, RJ: Azougue, 2001.RUSSO, Erika. Voz conformada X voz integral: Possíveis conexões entre voz, corpo, psique, palavra e expressão na visão de quatro artistas. Faculdade Santa Marcelina. São Paulo. 2018.MATOS, Cláudia Neiva; MEDEIROS, Fernanda; TRAVASSOS, Elizabeth (Org.). Ao encontro da palavra cantada. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.TATIT, Luiz. Semiótica da canção. São Paulo: Perspectiva, 3.ed. 2007.ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. EDUC-PUC-SP, 2000.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.