Análise de uma planta de potência híbrida heliotérmica-biomassa
PDF

Palavras-chave

Fontes renováveis
Geração de potência
Termodinâmica

Como Citar

FERRARI, Thales; SEABRA, Joaquim. Análise de uma planta de potência híbrida heliotérmica-biomassa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192917. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2917. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A redução da dependência mundial por combustíveis fósseis passa necessariamente pelo maior uso de fontes renováveis, assim como o uso mais eficiente da energia. Uma opção que cresce em importância nos últimos anos é a utilização da energia solar térmica em uma planta solar concentradora (CSP) para a geração de eletricidade. Nestes sistemas híbridos, emprega-se uma caldeira auxiliar para complementar o calor gerado nos coletores, a qual pode utilizar biomassa como combustível. Diante do potencial solar brasileiro, assim como a grande oferta de biomassa, é de interesse considerar a aplicação da tecnologia CSP como opção para a complementação da fonte hídrica na matriz elétrica do país. O objetivo deste projeto é avaliar a eficiência global de uma planta de potência híbrida heliotérmica-biomassa, sem armazenamento, instalada no Brasil. Serão comparados os desempenhos em duas localidades com potencial adequado tanto com relação à radiação solar direta normal, quanto à oferta de biomassa. Para isso, serão utilizados como ferramentas de auxílio o modelo SAM e a plataforma EES para selecionar as regiões e modelar o sistema de potência. Serão quantificados o potencial de geração de eletricidade ao longo do tempo e a demanda específica de biomassa, assim como quantificado o consumo complementar de biomassa, a fim de manter a geração de eletricidade constante. Através dessa análise, pretende-se ter uma indicação inicial acerca da condição de operação de um sistema híbrido no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192917
PDF

Referências

PENAFIEL, R. A. S. Cenários de Geração de Eletricidade a partir de GeradoresHeliotérmicos no Brasil: A Influência do Armazenamento de Calor e da Hibridização. Mestrado - Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011.
SRINIVAS, T.; REDDY, B. V. Hybrid solar–biomass power plant without energy storage.Case Studies in Thermal Engineering, v. 2, p. 75–81, mar. 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.