Contribuições ao estudo dos principais modelos de desdobramento da teoria de resposta ao item com aplicações em psicologia
PDF

Palavras-chave

TRI
GGUM
psicologia

Como Citar

ROCHA, Marília; AZEVEDO, Caio. Contribuições ao estudo dos principais modelos de desdobramento da teoria de resposta ao item com aplicações em psicologia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192875. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2875. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

É de grande interesse na área da Psicometria a utilização de modelos de variáveis latentes, os quais permitem fazer inferências sobre variáveis não observáveis (latentes) de interesse. O presente projeto tem por objetivo estudar os principais modelos de desdobramento paramétricos e unidimensionais da Teoria de Resposta ao Item (TRI), provendo uma revisão metodológica, discutindo aspectos como interpretação, aplicabilidade e estimação. Além disso, revisaremos os arcabouços computacionais disponíveis, realizando implementações adicionais, dessa natureza, se necessário, através dos métodos marginais-perfilados frequentistas/bayesianos. Serão utilizados os pacotes mirt e GGUM da linguagem R. Também será considerada uma aplicação na área da psicologia, através da análise da versão brasileira da Observer Alexithymia Scale (OAS), considerando a adequabilidade que os modelos de desdobramento têm em relação a instrumentos de medida relacionados à atitude.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192875
PDF

Referências

CHALMERS, M. P. Package ‘mirt’. Citeseer, 2012.
TENDEIRO, N. J. Package ‘GGUM’, 2018.
CARNEIRO, B. V. B. V. et al. Propriedades psicométricas da OAS-Observer Alexithymia Scale: versão brasileira. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2008.
ROBERTS, J. S. Item response theory approaches to attitude measurement. ProQuest Information & Learning, 1996.
DRASGOW, F. et al. Fitting polytomous item response theory models to multiple-choice tests. Applied Psychological Measurement, Sage Publications Sage CA: Thousand Oaks, 1995.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.