Produção de biogás a partir de vinhaça de 1ª e 2ª geração e licor de pentoses utilizando planejamento experimental e metodologia de superfície de resposta
PDF

Palavras-chave

Codigestão
Biogás
Cana de açúcar

Como Citar

FREITAS, Gabriela de; MORAES, Bruna; LIMA, Brenno; VOLPI, Maria. Produção de biogás a partir de vinhaça de 1ª e 2ª geração e licor de pentoses utilizando planejamento experimental e metodologia de superfície de resposta. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192866. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2866. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O aumento da produtividade do etanol e a geração de bioenergia nas biorrefinarias de cana-de-açúcar são algumas das alternativas para aliviar a crise do setor sucroalcooleiro. Neste cenário, esforços em P&D vêm sendo concentrados para a produção de etanol de 2ª geração (2G), obtido a partir do bagaço proveniente da moenda da cana utilizada para o tradicional etanol de 1ª geração (1G). A integração da produção de etanol de 1ª e 2ª geração (1G2G) eleva a produtividade do biocombustível por hectare de cana plantada, assim como o volume das correntes líquidas residuais, notadamente vinhaça (proveniente da destilação do etanol) e licor de pentoses (proveniente do pré-tratamento do bagaço para a produção de etanol 2G). Como forma sustentável de dispor tais resíduos, tem-se a produção de biogás a partir da biodigestão dessas correntes, que além de promover sua adequação ambiental, possibilita a geração de energia através do uso do biogás. Embora existam pesquisas acerca da biodigestão anaeróbia da tradicional vinhaça da cana-de-açúcar, o mesmo não ocorre para a vinhaça gerada no processo 2G e para o licor de pentoses, havendo lacunas consideráveis na literatura a respeito. Dessa forma, esta pesquisa propõe a investigação da biodigestão anaeróbia da vinhaça 1G2G e licor de pentoses, buscando determinar o potencial bioquímico de metano destes substratos, com vistas a contribuir para a aplicação e expansão desta tecnologia sustentável.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192866
PDF

Referências

MORAES, S, B; Zaiat, M; Bonomi, A. Anairobic digestion of vinasse from sugarcane ethanol production in Brasil: callage and perspectives, 2015.
ALENCAR, L, C., Potencial bioquímico da produção de metano da fração biodegradável dos resíduos sólidos urbanos de campinas-SP. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, SP, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.