O conceito de neoliberalismo na literatura crítica do lulismo
PDF

Palavras-chave

Neoliberalismo
Lulismo
Economia política

Como Citar

OLIVEIRA, Vítor de; DEOS, Simone de. O conceito de neoliberalismo na literatura crítica do lulismo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192838. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2838. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho reflete, no campo da economia política, sobre o fenômeno do lulismo, investigando em particular em que medida e com que características a literatura sobre o tema incorporou o conceito de neoliberalismo. De tal linha geral, três pontos metodológicos nodais emergem: i) definir a literatura que se propõe a abordar, sob perspectiva crítica, o fenômeno político descrito como lulismo (SINGER, 2012); ii) investigar, no âmbito dessa literatura, referências diretas ao amplo fenômeno do neoliberalismo; e iii) verificar a proximidade da acepção de neoliberalismo depreendida do mapeamento da literatura acima referida com a tipologia de interpretações do fenômeno desenvolvida por England e Ward (2016). Uma hipótese a ser investigada é que a literatura crítica do lulismo compreende o conceito de neoliberalismo, sobretudo, na chave da política econômica, diferentemente da acepção apontada por Dardot e Laval (2016).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192838
PDF

Referências

DARDOT, P.; LAVAL, C. Nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGLAND, K.; WARD, K. Theorizing neoliberalization. In: SPRINGER, S.; BIRCH, K.; MACLEAVY, J. (Org.). Handbook of neoliberalism. Nova Iorque: Routledge, 2016.
OLIVEIRA, F.; BRAGA, R.; RIZEK, C. S. (Org.) Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na em da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.
OLIVEIRA, F.; RIZEK, C. S. (Org.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007.
SINGER, A. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.